quinta-feira, 30 de abril de 2020

A PROSA GÓTICA DE ÁLVARES DE AZEVEDO EM NOITE NA TAVERNA, de Dione M. S. Rosa.


LIVROS COM HISTÓRIAS QUE NÃO ESTÃO NOS LIVROS – Um livro pode conter muito mais do que aquilo que vem escrito no seu conteúdo. O exemplar pode ter histórias pessoais do seu dono, ou conter dedicatórias raras, ou ter sido emprestado e ter ali registradas impressões manuscritas dos leitores, por ter sido impresso há cem ou duzentos anos... e assim por diante. Este blog pretende, pois, contar algumas dessas histórias paralelas a determinados exemplares da minha biblioteca.

-o-


 
Capa de A PROSA GÓTICA DE ÁLVARES DE AZEVEDO EM NOITE NA TAVERNA, de DIONE M. S. ROSA.

 
Comendador Francisco Souto Neto


-o-


A PROSA GÓTICA DE ÁLVARES DE AZEVEDO EM NOITE NA TAVERNA, de DIONE M. S. ROSA

Comentário por Francisco Souto Neto


A escritora Dione M. S. Rosa

Minha sobrinha e afilhada Dione Mara Souto da Rosa já publicou tantos livros que, a bem da verdade, perdi a conta. Começou escrevendo poemas, depois ampliou suas criações para o campo da literatura propriamente dita, e os livros foram sucedendo-se com a passagem dos meses e dos anos.

O livro que estou hoje comentando foi publicado recentemente, em 2017, sob o título de A Prosa Gótica de Álvares de Azevedo em Noite na Taverna. Nos anos anteriores eu prefaciei vários outros livros de Dione Mara, tanto os de poemas quando os de literatura na forma de contos e novelas. Minha sobrinha convidou-me para prefaciar este livro porque, de certo modo, eu soube de todo o trabalho que ela teve nas pesquisas que viriam a resultar na publicação da obra. Isto culminou no ano de 2016, quando eu compareci à sessão pública de dissertação, em que Dione Mara obteve o grau de mestra, na conclusão do seu Mestrado em Teoria Literária. O tema foi o livro Noite na Taverna de Álvares de Azevedo: Amor e Morte Emoldurados por Sombras Góticas. Devo confessar que referida sessão pública, à qual compareceram vários amigos e admiradores de Dione Mara, impressionou-me profundamente pela atuação de minha sobrinha na conquista do seu mestrado.

Vou ilustrar este meu comentário com algumas fotos abaixo. São da capa e da quarta capa (ou contracapa) do livro, da página da dedicatória com os dados biográficos da autora, da página de agradecimentos, do prefácio da minha autoria, do sumário da obra para que se tenha uma ideia do conteúdo dos cinco capítulos, e da primeira página da introdução feita pela própria autora. Mas... somente da primeira página da introdução, pois o restante do conteúdo ficará reservado para aqueles que se interessarem em conhecê-lo na íntegra. Na última foto abaixo, poderão ser encontradas as formas de contato com a autora.












-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário