terça-feira, 7 de abril de 2020

CASA DE BONECAS de Henrik Ibsen - por Francisco Souto Neto.



LIVROS COM HISTÓRIAS QUE NÃO ESTÃO NOS LIVROS – Um livro pode conter muito mais do que aquilo que vem escrito no seu conteúdo. O exemplar pode ter histórias pessoais do seu dono, ou conter dedicatórias raras, ou ter sido emprestado e ter ali registradas impressões manuscritas dos leitores, por ter sido impresso há cem ou duzentos anos... e assim por diante. Este blog pretende, pois, contar algumas dessas histórias paralelas a determinados exemplares da minha biblioteca.
-o-

Casa de Bonecas

Comendador Francisco Souto Neto

-o-


CASA DE BONECAS de Henrik Ibsen

Capa do livro “Casa de Bonecas”

Esta peça teatral foi escrita no século XIX pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828 – 1906) num tempo em que as mulheres eram educadas para serem “boas esposas e boas mães”, nada mais. Conta a história de Nora, que para o marido “é apenas um bibelô precioso que enfeita a sala”, que acaba se rebelando contra essa espécie de prisão que naquele tempo eram o casamento e a maternidade.

O livro que tenho em minha biblioteca faz parte de uma preciosa coleção de teatro lançada pela Abril Cultural em 1976, envolvendo peças escritas desde a antiguidade grega aos teatrólogos mais importantes do século XX.


Liv Ullman no papel de Nora.

No Christiania Theater de Oslo, Liv Ullman interpretou Nora. Na encenação teatral brasileira, Casa de Bonecas foi dirigida por Cecil Thiré com Tônia Carrero no papel de Nora. No cinema, Jane Fonda foi a protagonista.

Tônia Carrero no papel de Nora.

Em agosto de 1976 eu era inspetor do Banco do Estado do Paraná e fazia uma inspeção na agência do banco na cidade de Cianorte, interior do Paraná. Levei comigo este livro para ler à noite no hotel. Na página 172 registrei minhas impressões. Depois disso emprestei o livro a Rubens Faria Gonçalves, que leu, gostou, porém nada anotou. Na página 173, as impressões de minha sobrinha Dione Mara Souto da Rosa, datadas de 1980.

Na página 174, as impressões de minha sobrinha Rossana Souto da Rosa em 1989. E na página seguinte, um bilhete colado por minha amiga Mercedes Pilati, datado de 1980, quando ela era ainda aluna do curso superior de Teatro em Curitiba. Tornou-se uma grande e sensível atriz. Na mesma página, anotação da releitura feira por Rubens em 2015. Agora quem vai reler Casa de Bonecas serei eu, 44 anos após a primeira leitura...

-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário