quarta-feira, 6 de maio de 2020

O SANGUE DOS VAMPIROS, coletânea organizada por Adriano Siqueira. Comentários de Francisco Souto Neto.


LIVROS COM HISTÓRIAS QUE NÃO ESTÃO NOS LIVROS – Um livro pode conter muito mais do que aquilo que vem escrito no seu conteúdo. O exemplar pode ter histórias pessoais do seu dono, ou conter dedicatórias raras, ou ter sido emprestado e ter ali registradas impressões manuscritas dos leitores, por ter sido impresso há cem ou duzentos anos... e assim por diante. Este blog pretende, pois, contar algumas dessas histórias paralelas a determinados exemplares da minha biblioteca.

-o-

 
Capa do livro O Sangue dos Vampiros, uma coletânea organizada por Adriano Siqueira. Na capa, minha sobrinha Isabelle Aguilar, na sua interpretação da personagem Vampirelle, em foto do mesmo Adriano Siqueira.

Comendador Francisco Souto Neto

-o-

O SANGUE DOS VAMPIROS, coletânea organizada por Adriano Siqueira, com contos de
Adriano Siqueira, Bianca Luna, Dione M. S. Rosa, Eduardo B. S. Silveira, Francisco Souto Neto, Mustafá Ali Kanso, Rubens Faria Gonçalves e Valter Cardoso.

Comentário por Francisco Souto Neto

Convite para o lançamento de O Sangue dos Vampiros, com os nomes dos coautores.

-o-

No ano de 2017 nosso amigo Adriano Siqueira, a quem conhecemos através de minha sobrinha e afilhada Dione Mara Souto da Rosa, lançou-nos um desafio: o de integrarmos um pequeno grupo para lançarmos em coautoria um livro de contos que tivesse vampiros como tema.

Eu nunca escrevera uma ficção de terror, e acreditei que não teria condições de criar uma história com um tema que já recebeu milhares de versões. Parecia, a princípio, um assunto praticamente esgotado. O que eu poderia inventar sobre vampiros que fosse inédito e fugisse ao mesmismo? Como eu, meu amigo Rubens Faria Gonçalves jamais escrevera um conto de terror. Para minha sobrinha Dione Mara Souto da Rosa, provavelmente a tarefa não seria tão árdua, porque tinha ela já alguns livros publicados versando sobre literatura fantástica de terror e suspense. Enfim comprometemo-nos a criar contos envolvendo vampiros, e nosso grupo formou-se com a participação de Adriano Siqueira, Bianca Luna, Dione M. S. Rosa, Eduardo B. S. Silveira, Francisco Souto Neto, Mustafá Ali Kanso, Rubens Faria Gonçalves e Valter Cardoso.

“Marinheiros de primeira viagem”, eu e Rubens Gonçalves combinamos que não comentaríamos entre nós nem um mínimo detalhe dos nossos respectivos contos que iríamos criar, para que um não influenciasse ao outro.

Eu terminei o meu conto antes do meu amigo, e guardei-o até que ele completasse o seu. Quando isto aconteceu, pude conhecer o texto do meu amigo e vice-versa. Confesso que me surpreendi muito com o que Rubens criou, pois encontrei naquelas páginas um conto que me pareceu altamente filosófico, sério, reflexivo, e escrito numa linguagem impecável.
Estou comentando isto porque, de fato, éramos ambos inexperientes no trato com assunto de vampiros. Mas senti-me inspirado pela confiança de minha sobrinha Dione Mara e do organizador Adriano Siqueira no meu – melhor dizer no nosso – trabalho. Entre mim e Rubens também houve estímulos. Por exemplo, um dizia para o outro: “já escrevi uma página do meu conto; e você?”, e a resposta era: “já fiz uma página e meia”... e assim alternávamo-nos enquanto criávamos as nossas respectivas obras.

Deste modo foi até entregarmos nossos textos originais ao Adriano Siqueira. Em pouco tempo o livro estava impresso e a edição pronta para um lançamento muito bem divulgado.
A capa foi idealizada pelo próprio organizador da coletânea, o citado Adriano Siqueira, que fotografou minha bonita e talentosa sobrinha Isabelle Aguilar representando sua personagem Vampirelle. A fotografia foi posta na capa de cabeça para baixo, evocando a maneira como os morcegos dormem.

Capa de O Sangue dos Vampiros.

Fotografei as páginas do livro contendo o meu conto e os de Dione Mara Souto da Rosa e Rubens Faria Gonçalves, para os amigos e leitores em geral que tiverem a curiosidade de conhecer as nossas criações.

-o-

Abaixo, a divulgação feita por Adriano Siqueira, com as fotografias de cada um dos participantes da coletânea: Isabelle Aguilar (foto da capa), Adriano Siqueira, Bianca Luna, Dione M. S. Rosa, Eduardo B. S. Silveira, Francisco Souto Neto, Mustafá Ali Kanso, Rubens Faria Gonçalves e Valter Cardoso.

Isabelle Aguilar.

Adriano Siqueira.

Bianca Luna.

Dione M. S. Rosa.

Eduardo B. S. Silveira.

 Francisco Souto Neto.

Mustafá Ibn Ali Kanso.

 Rubens Faria Gonçalves.

 Valter Cardoso.

Os autores na orelha do livro.

Quarta capa.

-o-

ABAIXO, TRÊS DOS OITO CONTOS:


O descendente
(Dione M. S. Rosa)











Anjo da Guarda de asas negras
(Francisco Souto Neto)













Ataúde de cristal
(Rubens Faria Gonçalves)











-o-

O currículo de alguns dos autores acima:






-o-

Isabelle Aguilar (Vampirelle) e seu envelope vermelho que vinha dentro do livro: 



O envelope vermelho sendo aberto:

Mensagem do envelope vermelho endereçado por Vampirelle para seu tio Neto (Francisco Souto):



-o-


Os autores de "O Sangue dos Vampiros" no dia do lançamento da obra no Centro Cultural de Curitiba:
Dione M. S. Rosa, Bianca Luna, Francisco Souto Neto, Adriano Siqueira, Rubens Faria Gonçalves, Valter Cardoso e Eduardo B. S. Silveira.

-o-

2 comentários:

  1. Parabéns a você, igualmente aos seus talentosos amigos autores, à sua linda sobrinha Vampirelle, com o magnético convite ao tio Neto e felicitações a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado amigo Bevilacqua, agradeço pelas felicitações em nome dos meus coautores e em meu próprio. Isabelle (Vampirelle) é realmente muito linda. Abraços a você.

      Excluir