sexta-feira, 21 de agosto de 2020

10 GRANDES TEMAS CLÁSSICOS DA LITERATURA, de Apollo Taborda França. Comentário de Francisco Souto Neto.


LIVROS COM HISTÓRIAS QUE NÃO ESTÃO NOS LIVROS – Um livro pode conter muito mais do que aquilo que vem escrito no seu conteúdo. O exemplar pode ter histórias pessoais do seu dono, ou conter dedicatórias raras, ou ter sido emprestado e ter ali registradas impressões manuscritas dos leitores, por ter sido impresso há cem ou duzentos anos... e assim por diante. Este blog pretende, pois, contar algumas dessas histórias paralelas a determinados exemplares da minha biblioteca.

-o-


10 GRANDES TEMAS CLÁSSICOS DA LITERATURA, de Apollo Taborda França



Apollo Taborda França


Comendador Francisco Souto Neto

-o-

 10 GRANDES TEMAS CLÁSSICOS DA LITERATURA, de Apollo Taborda França


 
Capa de 10 Grandes temas clássicos da Literatura

É como se eu conhecesse o saudoso Apollo Taborda França (1926-2017) desde sempre. Digo isto porque não me recordo como nos conhecemos, nem quem nos apresentou um ao outro. Como ele era trovador e promotor de cultura, imagino que nos tenhamos conhecido em alguma viagem dele a Ponta Grossa, à União Brasileira de Trovadores, seção de Ponta Grossa (cujo presidente era Deodoro Alves Quintilhano), que tinha sua sede no Centro Cultural Euclides da Cunha (presidido por Faris Michaelle). Eu fazia parte das diretorias de ambas as referidas instituições culturais.

O fato é que depois que eu já estava residindo em Curitiba, eu e Apollo passamos a manter uma amizade epistolar. Não nos comunicávamos por telefone, mas através de cartas embora morássemos na mesma cidade. É que fazíamos nossa comunicação através de trovas. Para mim, nossa amizade passou a ser um exercício de versejar.

Apollo, presidente da seção curitibana da União Brasileira de Trovadores, era muito generoso para com os amigos poetas e literatos ligados ou não à UBT. No ano de 1990 ele criou um boletim cultural, que fazia artesanalmente, com comunicados, aulas de composição literária, assuntos ligados à cultura e com a produção e colaboração de trovadores. Ele dobrava com maestria as folhas “tamanho ofício” do boletim, transformando-as em envelopes que eram por ele expedidos à suas próprias expensas pelos Correios. Apollo não se importava em ter despesas, desde que fossem para promover cultura.
Vou anexar, abaixo, a face do boletim transformado em envelope, a mim destinado, e também os dois lados da folha, para que se tenha ideia do trabalho de Apollo. Quem for detalhista, perceberá que quando ocorria um erro de datilografia, ele mesmo corrigia com caneta preta, pois fazia questão – como eu – de sempre apresentar um trabalho limpo e estritamente escorreito.

 O Boletim Cultural da União Brasileira dos Trovadores que todo mês Apollo Taborda França enviava para Francisco Souto Neto e a dezenas de outros trovadores do Paraná e do Brasil.


Para que se tenha uma ideia de como era o Boletim Cultural e a sua dobradura para que fosse aproveitado como “envelope” destinatário.

O outro lado do Boletim Cultural, com trovas dos sócios. Minha trova está destacada com caneta vermelha.

 

Minha trova desta vez foi para acusar o recebimento do Boletim Cultural do mês anterior.

Ao final deste texto, vou reproduzir a biografia de Apollo Taborda França publicada com muita sensibilidade pelo Centro de Letras do Paraná quando do seu falecimento em 2017. Quero apenas adiantar que Apollo foi presidente da Academia de Letras José de Alencar - ALJA, de Curitiba (gestão 1968-1970) e era ocupante da cadeira patronímica nº 38, na mesma confraria onde ocupo a cadeira nº 26 cujo patrono é Emiliano Perneta.

Nos anos seguintes algumas vezes encontrei-me com Apollo, geralmente em algum acontecimento cultural, como na foto abaixo, em companhia do reitor da UFPR Riad Salamuni.

Em uma recepção, o reitor da UFPR Riad Salamuni, o jornalista Apollo Taborda França e Francisco Souto Neto, assessor da diretoria e assessor para assuntos de cultura do Banco do Estado do Paraná. Foto Alice Varajão (1989).

O livro de Apollo Taborda França, 10 Grandes temas clássicos da Literatura

Apollo Taborda França teve dezenas de livros publicados e sempre foi muito generoso com escritores. No livro que estou evidenciado, 10 Grandes temas clássicos da Literatura, Apollo reuniu 40 poemas de amigos seus, muito deles in memoriam, abrangendo 10 temas: a Vida, o Tempo, o Vento, o Homem, a Mulher, a Virgem Morta, o Poema, o Sapo, o Corvo e o Boi.

Capa do livro.

 1ª orelha.

 Página de abertura com dedicatória a Francisco Souto Neto.

 Editoração e Síntese Biográfica.

 Síntese Biográfica e Dedicatória.

 Dedicatória e Palavras do Autor.

 2ª orelha.

 
Quarta capa.

Abaixo, o link do Centro de Letras do Paraná, com sensível texto contendo os traços biográficos de Apollo Taborda França, assinado por Vânia Souza Ennes.


-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário